Express

Entenda o que é o programa 5S e saiba como implementá-lo na sua empresa

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Ferramenta para uma gestão da qualidade mais eficiente, esse método pode representar uma grande transformação para a organização. Descubra como.

A melhoria de pequenas coisas ao nosso redor pode ter um grande impacto na qualidade do trabalho. Essa é uma das premissas do programa 5S.

Trata-se de uma filosofia adotada por empresas que estão em busca de melhoria na qualidade do ambiente de trabalho, redução do desperdício (material e de energia) e o consequente aumento na produtividade.

De fácil compreensão e com uma disciplina capaz de estimular novos hábitos e comportamentos dos colaboradores, esse método faz parte do conceito Lean Manufacturing, muito utilizado pelas organizações.

Para você saber mais sobre o 5S, produzimos esse artigo que explica como surgiu, a sua importância, o significado de cada conceito e como você pode implementá-lo na sua empresa.

Como surgiu o programa 5S

O conceito 5S surgiu nas empresas do Japão durante a reconstrução do país asiático após a Segunda Guerra Mundial.

Com o fim do conflito, os japoneses receberam diretrizes de especialistas norte-americanos para o controle da qualidade nas organizações e aperfeiçoaram o processo – formando então o que ficou conhecido como Qualidade no Estilo Japonês ou Total Quality Control (TQC -Controle da Qualidade Total).

A adoção desse método contribuiu para a reorganização da economia japonesa e foi implementada com o objetivo de possibilitar um ambiente de trabalho apropriado para um maior rendimento da produtividade.

No Brasil, no início da década de 1990, as empresas iniciaram a implantação do 5S devido à necessidade de sobrevivência e competitividade, aliada a melhoria da qualidade de vida.

Leia também:

Hunting em RH: saiba o que é e como usar essa metodologia para o sucesso do seu negócio

Qual a importância do 5s nas organizações?

Essa filosofia incentiva o comprometimento e envolvimento dos profissionais para um ambiente de trabalho mais organizado, limpo, com melhor utilização do espaço físico, mais disciplina e qualidade de vida.

Para isso, está baseada na adesão de cinco critérios com o objetivo de fundamentar o progresso do sistema de qualidade. Os princípios são:

  • Utilização;
  • Organização;
  • Limpeza;
  • Saúde;
  • Autodisciplina.

A razão de o nome ser 5S se justifica pelo fato das palavras que designam os cinco conceitos na língua japonesa começarem com a letra S.

Mas o que cada S significa? Explicamos abaixo.

Seiri – Senso de utilização

Tem o senso direcionado para os materiais. Ela propõe separar o necessário e o útil do desnecessário e do inútil. O destino das coisas que não possuem utilidade também é levado em consideração. Manter produtos ou materiais desnecessários eleva os custos de controle de estoques, seguros, higiene, etc. e ainda tem o potencial de atrapalhar diretamente as operações. A ideia é procurar utilizar ao máximo os recursos disponíveis, sem perder de vista o bom senso e o equilíbrio, de forma a evitar desperdícios.

Seiton – Senso de organização

É um senso direcionado para materiais e fundamenta a convicção de que a ordem facilita a localização das ferramentas, materiais e demais itens primordiais para a execução de uma tarefa. Isso ocorre porque se deve estabelecer um excelente sistema de comunicação visual para o acesso a estes itens. O benefício do seiton vai além da administração de tempo na localização do que se precisa. Ele representa um melhor controle do estoque, diminui os riscos de duplicidade de compra e de acidentes. Outro ponto positivo é que favorece um layout de trabalho mais limpo, organizado e adequado.

Como praticar?

1. Organizar os materiais conforme sua frequência de uso;

  • Material usado TODA HORA: manter em local de fácil acesso;
  • Material usado TODO DIA: manter próximo ao local de trabalho;
  • Material usado com MENOS FREQUÊNCIA: manter em local mais afastado.

2. Guardar objetos semelhantes no mesmo local;

3. Os objetos devem ser guardados em locais definidos, de fácil localização e de forma organizada;

4. Manter tudo identificado: áreas da cozinha, equipamentos, prateleiras, lixeiras, gavetas, produtos do estoque, etc.

Seiso – Senso de limpeza

Este princípio preconiza a limpeza do local de trabalho e dos equipamentos. Eles devem estar sempre limpos, sem sinais de poeira, sujeira ou resíduos de qualquer espécie. Também deve haver uma preocupação com a adequada destinação do lixo. Essas medidas podem evitar acidentes de trabalho, diminuem a necessidade de manutenção de equipamentos por má conservação, promovem o bem-estar dos funcionários e impactam na produtividade. Direcionado para os materiais, o seiso prega a rotina da limpeza e, acima de tudo, não sujar.

Como praticar?

  1. Deixar tudo limpo após o uso;
  2. Cada pessoa é responsável pela limpeza no seu ambiente de trabalho (mesas, prateleiras, armários, computador…);
  3. Não deixe resíduos no piso;
  4. Todos devem deixar os utensílios limpos antes de guardá-los;
  5. Não jogar resíduo no chão. Praticar a separação do resíduo corretamente;
  6. Comprometer-se com a manutenção do ambiente limpo.

Seiketsu – Senso de saúde

Preserva a manutenção das condições físicas e mentais de trabalho favoráveis e saudáveis para os trabalhadores. É a atenção à higiene, entendida aqui não só como asseio pessoal, mas também como do ambiente de trabalho e a eliminação de quaisquer coisas que possam gerar algum risco para os trabalhadores. Assim, devem ser observadas a existência de ruídos, locais perigosos mal sinalizados, utilização de equipamentos de proteção individuais (EPIs), condições ergonômicas e etc.

Como praticar?

  1. Seguir as orientações sobre higiene pessoal, para a preservação da saúde e uma aparência adequada;
  2. Estar atento ao bem-estar coletivo – eliminar tudo que coloca em risco nossa segurança;
  3. Manter os equipamentos e área física em adequado estado de conservação;
  4. Mantenha o bom humor.

Por falar em saúde, você sabe como a ansiedade pode atrapalhar no trabalho? Temos um artigo sobre esse assunto no nosso blog. Leia aqui.

Shitsuke – Senso de autodisciplina

Padronizar é essencial para se ter qualidade. Portanto este senso tem o objetivo de manter as melhorias alcançadas com a prática dos sensos anteriores, fazendo com que estas novas atitudes tornem-se um hábito.

Como praticar?

  1. Saber das suas responsabilidades e comprometer-se com elas – dar bons exemplos;
  2. Respeitar e seguir normas e procedimentos definidos;
  3. Tomar iniciativa para identificar e solucionar problemas – ter atitude;
  4. Realizar acompanhamento – não permitir que o local de trabalho volte a ser como era antes;
  5. Ser pontual e assíduo;
  6. Seguir procedimentos;
  7. Quando utilizar material de trabalho de uso comum, devolver para o local adequado.
  8. Compartilhar objetivos, visão e valores;
  9. Participar de treinamentos;
  10. Melhorar a comunicação em geral;
  11. Cumprir as rotinas com paciência e persistência.

Por que implantar o 5S na sua empresa?

Implantar os 5S em sua empresa traz essa ideologia para seus colaboradores. Somado a isso, a metodologia 5S tem como principal objetivo o aumento da produtividade. Isso acontecerá porque, com um ambiente de trabalho organizado e limpo, bem como com a criação de uma cultura focada nos resultados, todos os funcionários estarão em condições de excelência para realizar suas tarefas.

A primeira etapa para aplicar o 5S é fazer com que os colaboradores entendam a situação e comprem a ideologia. Fazê-los visualizar que uma padronização pode melhorar o rendimento do trabalho de todos.

A segunda etapa é deixar bem claro a importância individual de cada senso para a aplicação da metodologia 5S como um todo.

No terceiro passo é hora de aplicar na prática. Engajar a todos na mudança.

Por último é a aplicação da auditoria, para a verificação e monitoramento dos processos. A auditoria indica tudo o que foi bem aplicado e o que precisa ser melhorado.

Ao aplicar o programa 5S em sua empresa, o ambiente de trabalho certamente irá melhorar. E isso será feito de maneira otimizada, com mais produtividade das equipes, menos custos, e claro, potencializando os resultados.

Gostou do nosso conteúdo? Temos outra sugestão para você.

Seu RH está preparado para 2025? Baixe agora um e-book exclusivo da Express com as 5 principais tendências de RH para o futuro do setor!

QUERO LER!

Contribuiu para este artigo: Suelen de Souza, Supervisora de Gestão de Pessoas da Express.

Continue lendo

Síndrome de Burnout e o esgotamento profissional: De que forma o setor de RH pode agir?

Fortemente relacionado com o estresse do cotidiano de trabalho, Burnout requer atenção por parte dos Recursos Humanos Cumprimento de metas.…

4 dicas de cuidados com a saúde e alimentos no verão

Uma das principais belezas do verão são as praias, que atraem multidões todos os dias. As pessoas vão à praia…

Express é eleita uma das 10 melhores empresas para trabalhar na Serra Gaúcha

A Express Restaurantes Empresariais foi eleita, na última segunda-feira (23/11), uma das 10 melhores empresas para trabalhar na Serra Gaúcha. …