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Parcerias Duradouras: Saiba como a Express chegou a 25 anos de relacionamento com a Irmãos Amalcaburio

As duas empresas formam hoje uma das mais belas parcerias “B2B” duradouras, com transparência e comprometimento dos dois lados

Em um mercado cada vez mais competitivo e exigente, criar parcerias duradouras entre empresas é algo extremamente importante, principalmente para se destacar no mercado.

Na grande maioria das vezes, os clientes são os porta-vozes de um negócio, ou, o que pode ser chamado também de prova social, alguém que pode ser o trampolim para indicações e voos maiores.

Conheça 6 fatores que precisam ser considerados em uma parceria de sucesso para o restaurante da sua empresa.

Fundada em 1995, dois anos depois a Express Restaurantes Empresariais deixou de lado o segmento de comida transportadas para atuar com restaurantes administrados em empresas, e, a porta de entrada foi a empresa Irmãos Amalcaburio.

Agora, em 2021, a parceria entre Express e Amalcaburio completa 25 anos e, com isso, hoje no blog você conferirá um pouco mais sobre essa história e como que a Express trabalha para manter parcerias duradouras com seus clientes.

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Express: o início de tudo

Antes de mais nada, é importante trazer algumas relações de tempo e espaço. A Express foi fundada no ano de 1995, por Gilmar Gomes, entretanto, a iniciativa de entrar neste mercado já estava sendo idealizada pelo empresário muito antes. O sonho de ser empreendedor sempre esteve em sua mente.

“Sempre tive o sonho de ser empreendedor, mas acabei adiando esse plano em função da rápida ascensão que estava tendo na Marcopolo. Trabalhei por 10 anos na empresa e a todo momento estive em crescimento, ocupando novos cargos. Quando minha carreira deu uma estabilizada, sem receber novos desafios, ganhei a motivação para pensar novamente no meu maior sonho”, comenta Gilmar Gomes em depoimento para a elaboração do Ebook de 25 anos da fundação da Express Restaurantes Empresariais.

Mas, no início, a empresa não tinha o nome que carrega hoje, tampouco a mesma atividade. Dessa forma, nascia a Express Company, uma empresa especializada em comida transportada. Porém, o foco sempre foi atuar com gestão de restaurantes empresariais. “Quando montamos a Express, sabíamos que precisávamos passar por essa etapa de comida transportada, mas não era o nosso foco, o objetivo era ter restaurantes administrados dentro das empresas”, comenta Gomes.

O primeiro grande cliente nunca se esquece

No ano de 1997, um movimento acabou culminando com a mudança de foco da Express, chegando, dessa forma, ao mercado de Restaurantes Empresariais. A empresa Irmãos Amalcaburio, de Caxias do Sul, abriu um processo para contratar um fornecedor para as refeições de seus colaboradores.

Dessa forma, juntamente com mais de 10 participantes, Gilmar Gomes colocou a Express no processo. Esse processo feito pela Amalcaburio foi em um momento importante para a empresa, ela estava mudando sua sede de local, indo para um parque fabril maior. “Quando chegamos aqui, em 1997, não possuíamos restaurante interno. Daí, fizemos uma seleção de fornecedores por meio de uma comissão de funcionários, e eles que acabaram escolhendo a Express”, comenta Geniferson Amalcaburio, diretor da empresa. O comitê por ele citado foi em outros restaurantes da cidade, e por meio de votação foi escolhido, e isso se deu não somente pelo lado comercial, mas, principalmente, pelo padrão e qualidade nas refeições.

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Gilmar Gomes lembra que mesmo há mais de 20 anos atrás, a competição para conseguir bons clientes e espaço no mercado sempre foi muito acirrada, assim como continua hoje. “O cenário era muito competitivo, assim como é hoje, as empresas queriam alguma experiência para nos contratar, então, passamos por essa etapa de transportar comida”, avalia o diretor da Express sobre toda experiência obtida primeiro com a comida transportada para posteriormente migrar ao novo segmento.

Quem é a empresa Irmãos Amalcaburio?

Nascidos na cidade de Capinzal, no estado de Santa Catarina, Gentil e Genir Amalcaburio foram os percursores do que hoje é umas maiores e mais reconhecidas empresas no segmento de peças de reposição.

Dois irmãos, sonhadores e com o conhecimento de que o trabalho e o empreendedorismo pode ser a chave para o sucesso, assim nasceu a primeira ideia da empresa que hoje é conhecida como Irmãos Amalcaburio LTDA, uma fornecedora de peças para montadoras, peças para o mercado de reposição e na produção e comercialização de cabines, e que está no mercado há quase 60 anos.

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Em 1958, a empresa foi fundada ainda sob o nome de seus criadores: Gentil e Genir Amalcaburio, o foco era a pintura e reforma de cabines de caminhões. Com o passar dos anos, foi se desenvolvendo, indo também para a fabricação dessas cabines. Em 1963, com um número de mais ou menos 15 funcionários, a empresa mudou para a rua Mateo Gianella, importante endereço da cidade de Caxias do Sul. Três anos mais tarde, a companhia passou a se chamar Irmãos Amalcaburio LTDA.

Anos após ano a empresa foi se modernizando. Em 1974, começou a produzir peças para cabine Mercedes-Benz. Já no ano de 2002, com um sistema de gestão de qualidade e novas tecnologias, foi possível ampliar o seu parque industrial. E, hoje, a Amalcaburio é referência em seu mercado de atuação, com mais de 300 funcionários em um parque fabril superior a 120 mil metros quadrados.

Parcerias Duradouras: como a Express e a Irmãos Amalcaburio trabalham juntos há 25 anos

Confiança, transparência, verdade e foco, quatro palavras que, segundo o presidente da Express Restaurantes Empresariais, Gilmar Gomes, definem a parceria entre sua empresa e a Irmãos Amalcaburio, que completa agora 25 anos.

“Sempre prezamos por parcerias de longo tempo, time que está ganhando não mexe” comenta o diretor da Amalcaburio, Geniferson, “hoje não temos nenhum motivo, e nunca possibilitamos oportunidades para outras empresas nesse segmento. São 25 anos de plena parceria”, diz.

Em um mercado que dia após dia se moderniza, buscando melhorias, novas formas de produzir e oportunidades, é sempre de muita importância possuir parcerias, olhar para fornecedores e buscar criar laços com eles, afinal, isso mudará a visão da própria empresa sobre o cenário do mercado de uma forma geral. “Grandes parcerias ajudam no crescimento do teu negócio, então, com a Express não é diferente. Uma empresa que praticamente começou com a Amalcaburio. É muito gratificante ter eles junto, ainda mais que vimos desde o início, e perceber o crescimento deles hoje”, destaca Geniferson.

Muitas pessoas podem se perguntar: Mas como manter uma relação saudável com um cliente, mesmo com 25 anos de parceria? Para a Coordenadora Administrativa da Express, Luiza de Lima Gomes, não existe fórmula pronta, tampouco qualquer dificuldade. “Não existe mistério, é preciso diariamente trabalhar com excelência para servir o cliente, ter a busca constate por melhorias e aperfeiçoamento ao que servimos a eles, mas principalmente ter todos os dias uma comida saborosa, e prezamos por isso em todos nossos clientes”.

Como manter um cliente satisfeito durante 25 anos?

Entender o amadurecimento e o crescimento como empresa, tornará o negócio mais satisfatório e positivo. Ou melhor, nas palavras de Gilmar Gomes “É importante olhar para trás e ver que a Express que começou ali, e a que existe hoje é completamente diferente. Mas, a Amalcaburio sempre foi um cliente muito parceiro, sempre muito junto. Eles buscavam inovação, e nós somos uma empresa de inovação, sempre levando. É algo muito saudável, existe confiança de ambos”.

A Coordenadora Administrativa da Express, também tem uma linha de pensamento muito parecida sobre parcerias duradouras, como a que possuem com a Irmãos Amalcaburio. “Ter uma relação longa com o cliente é ótimo pois assim desenvolvemos uma proximidade com laços estreitados, criando uma relação de transparência e confiança, e isso flui o fluxo de trabalho das nossas equipes pois elas mesmos já compreendem o que o cliente está sentido”, afirma Luiza.

Olhando pelo lado do cliente, buscar a satisfação dele é uma necessidade e obrigação do fornecedor todos os dias. Dentro da Amalcaburio, por exemplo, existe um comitê exclusivo para tratar da relação entre a empresa de peças de reposição com a Express, e estes são responsáveis por repassarem qualquer tipo de problema que aconteça no fornecimento das refeições.

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Para uma empresa como a Amalcaburio, dar benefícios para os seus colaboradores faz parte do dia a dia da companhia, além de ser um carinho a mais, é uma forma de mostrar a importância deles. Geniferson comenta que para ele os benefícios são de extrema importância, até por isso esse comitê citado foi criado, justamente para garantir a qualidade do início ao fim do processo.

E, durante 25 anos, são inúmeros os benefícios de contar com um mesmo fornecedor. “Um dos pontos principais é a rápida solução de qualquer problema. Assim que o comitê identifica algo, a resposta da Express é muito rápida”, desta Geniferson sobre o pronto atendimento da fornecedora.

Do mesmo modo, um ponto é muito importante para que a parceria entre as empresas funcione: o treinamento por parte da fornecedora com os seus colaboradores. E, isso, é algo que acontece constantemente dentro da Express Restaurantes Empresariais. Sejam atividades feitas utilizando tecnologias, ou até mesmo as presenciais com instrutores, capacitar as lideranças e todos os envolvidos no processo de um cliente é algo que a diretoria, em nome de Gilmar preza muito.

Quais são os planos para o futuro dessa parceria duradoura?

Conforme falamos anteriormente, Geniferson até fez a brincadeira de que time que está ganhando não se mexe, mas, o diretor da Amalcaburio vai mais a fundo no tema. “Além da parceria, é preciso parabenizar a Express por esses 25 anos de parceria, desejo muito sucesso para eles e para os colaboradores. Sempre estaremos juntos, sempre que precisarem para que possam ter êxito, estaremos aqui”.

A transparência faz parte do dia a dia da relação entre as duas empresas, e a Coordenadora Administrativa, Luiza de Lima Gomes fala que esse é um ponto essencial, e que deve ser mantido para os próximos anos, afim de garantir mais e mais anos de confiança entre ambas as empresas. “Os planos são continuar tendo uma relação de parceria e transparência, prezando o melhor para eles, além de ter uma busca constante por inovações para trazer a melhoria do serviço que prestamos a Amalcaburio, mas sempre focando em ter uma comida saborosa. E que daqui mais 25 anos possamos comemorar 50 anos de uma parceria sólida e de sucesso”.

Já para o presidente da Express, Gilmar Gomes, ele comenta que sempre que entra em um cliente é preciso buscar o máximo de performance, assim como fazem na Amalcaburio, e lembra que este é um case de sucesso da empresa. “Que essa parceria permaneça, e que dure muitos anos. Quando entramos em um cliente, buscamos o máximo de performance, e consciente de que toda a equipe precisa deixar experiências positivas diariamente nos clientes, tem quer performance”. E concluí agradecendo pela oportunidade e também todo o aprendizado, que foi dos dois lados, durante esses 25 anos, “agradeço muito o aprendizado, as experiências que tivemos juntos, a relação de proximidade, uma empresa moderna sempre querendo buscar novas tecnologias”.

Geniferson Amalcaburio também é bem enfático ao dizer que espera que a relação entre as duas partes permaneça por muitos e muitos anos, além, claro, de trazer benefício tanto para a Amalcaburio como também para a Express Restaurantes Empresariais. “Espero que essa parceria continue muito sólida e de muito sucesso para ambas as empresas”.

Gostou de acompanhar essa história? Esperamos que ela tenha te inspirado a buscar no seu dia a dia parcerias B2B duradouras no seu negócio. Ter bons relacionamentos profissionais só enriquece o nosso cotidiano! Compartilhe este conteúdo e inspire pessoas você também!

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