Express

Saúde: Express passa a oferecer cardápio fitness para refeições coletivas

Saúde: Express passa a oferecer cardápio fitness para refeições coletivas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Sem dúvida, passar mais tempo dentro de casa despertou nos brasileiros uma preocupação maior com a saúde e o bem-estar à mesa. Uma rotina agitada e sem pausa para as refeições, frequente no dia a dia para muitos profissionais antes da pandemia, deu espaço a mais tempo e interesse com o preparo de alimentos práticos e saudáveis que ajudam a aumentar a imunidade contra diversas doenças.

Esse movimento também chegou às empresas, mais especificamente aos restaurantes empresariais, que passaram a se preocupar em oferecer um cardápio fitness aos seus colaboradores. Afinal, o trabalho cotidiano é uma parte importante da vida das pessoas.

Neste artigo, trazemos mais informações sobre essa tendência, além de apresentar as soluções da Express Restaurantes para essa nova demanda. Siga lendo para conferir!

Alimentação saudável em pauta

Segundo um estudo realizado pelo Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (USP), em 2020, houve um aumento generalizado na frequência de consumo de frutas, hortaliças e feijão (de 40,2% para 44,6%) durante a pandemia da Covid-19.

Essa mudança, sobretudo, é necessária. Isso porque o Brasil apresenta altos índices de obesidade. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde sobre Sobrepeso e Obesidade, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e publicada em outubro de 2020, 6 em cada 10 brasileiros acima de 18 anos estão com excesso de peso.

Por isso, não há dúvidas de que adotar novos alimentos na dieta faz bem e precisa ser estimulado também pelas organizações, que não deixam de ser agentes de transformação da sociedade. Muito além de uma obrigação, oferecer opções mais saudáveis demonstra interesse na satisfação e disposição dos profissionais, como falaremos a seguir.

Cardápio fitness no prato dos colaboradores

Com a alta na preocupação em consumir refeições naturais, que dispensam itens com alto valor calórico e incluem alimentos naturais, novos desafios surgem para os gestores de Recursos Humanos em relação ao cardápio que é oferecido no restaurante instalado dentro da empresa.

Além de ser um diferencial para atrair e reter os melhores talentos em diferentes áreas, a empresa que oferece uma refeição saudável e equilibrada em um restaurante corporativo colabora para melhorar a força de trabalho, os índices de produtividade e de motivação. Ou seja, não deixa de ser uma questão também estratégica.

Além disso, a alimentação é considerada como um dos principais fatores modificáveis das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) mais comuns no mundo, como hipertensão, diabetes mellitus, dislipidemias e obesidade. Uma vez malnutrido, o colaborador poderá ter sua produtividade afetada de forma negativa.

Nesse sentido, para ir além do tradicional buffet, que já deve contar com uma ampla variedade de pratos, legumes, verduras, grãos e grelhados, surgem também opções de refeições corporativas conhecidas como fitness.

Tal versão deve ser composta por alimentos saudáveis e pratos sob medida para quem busca uma refeição de baixa caloria, além de um mix de folhas verdes e frios leves e saborosos.

Conheça o cardápio fitness da Express Restaurantes

A variedade e a diversificação no cardápio corporativo fazem parte do dia a dia da Express Restaurantes Empresariais, especializada na implantação e administração de restaurantes empresariais. Com atuação em mais de 40 cidades, espalhadas pela região Sul, a empresa passa a agregar em seu portfólio um cardápio fitness para atender ao público que tem apetite por nutrição e cuidado em cada refeição mesmo fora de casa.

Ao oferecer cardápios diferentes, inovadores, ainda mais saudáveis e alinhados com esse novo comportamento, a Express está oferecendo também saúde e bem-estar aos colaboradores das empresas onde atua. Com a pandemia, as pessoas estão procurando por um estilo de vida mais saudável, por isso esses valores tornaram-se tão essenciais nas nossas vidas.

Mantendo o sabor de comida caseira, os pratos do cardápio fitness da Express foram criados pensando em proporcionar aos profissionais uma alimentação com baixo índice glicêmico, maior fonte de fibra alimentar, alto teor de proteína e baixo teor de carboidrato.

Há opções para todos os públicos, uma vez que estão presentes carnes de frango, bovina e de peixe, além de diversas preparações com legumes variados. Como não poderia deixar de ser, constam dois pratos que caíram no gosto das pessoas: wrap de couve e charuto de repolho. Confira abaixo a lista completa:

Para garantir a qualidade constante das refeições, a Express conta com o Comitê do Sabor, uma iniciativa que resulta em reuniões periódicas focadas em melhorias contínuas, testes de produtos e elaboração de novas receitas.

Além disso, oferece um atendimento que inclui auditoria interna voltada ao atendimento do cliente, identificação antecipada das necessidades e busca pela superação de expectativas, e ferramentas de gestão (como treinamentos, pesquisa de mesa, gestão de relacionamento, seguro alimentar, entre outras).

Saiba mais sobre a Express

Fundada em 1995, a Express Restaurantes Empresariais demonstra sua preocupação em oferecer a seus parceiros o melhor em soluções para alimentação. As bases do negócio continuam as mesmas desde então: busca contínua pela inovação e o respeito pelas pessoas, sabor de comida caseira e muita dedicação aos clientes.

É a empresa da Serra Gaúcha do segmento que mais vem ganhando espaço no Brasil, investindo em inovação e tecnologias que aprimoram o processo produtivo e agregam mais sabor e qualidade à refeição. Com sede administrativa em Caxias do Sul, a Express atua com foco nos estados da região Sul do Brasil (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná), estendendo seu atendimento a outras regiões do país através de contratos corporativos.

Além do trabalho de nutrição voltado aos restaurantes, a Express também compartilha com seus seguidores, nas redes sociais, conteúdos voltados ao bem-estar na alimentação e receitas nutritivas e saborosas. Em seu perfil no Facebook, há posts informativos sobre os benefícios de vitaminas, alimentos que ajudam na digestão, entre outros.

Colaborou para este artigo Indianara Santos, nutricionista e Supervisora de Qualidade da Express.

Continue lendo

Express é eleita uma das 10 melhores empresas para trabalhar na Serra Gaúcha

A Express Restaurantes Empresariais foi eleita, na última segunda-feira (23/11), uma das 10 melhores empresas para trabalhar na Serra Gaúcha. …

Entenda o que é o programa 5S e saiba como implementá-lo na sua empresa

Ferramenta para uma gestão da qualidade mais eficiente, esse método pode representar uma grande transformação para a organização. Descubra como.

Conheça o PED, plataforma de ensino da Express que auxilia no treinamento e capacitação de colaboradores

Investir no aprendizado dos profissionais de uma empresa resulta em uma série de benefícios para as organizações. Saiba como a…