Express

Mulher, como está a sua saúde?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Oito de Março, dia em que se comemora o Dia internacional da Mulher.

Desde 1975, o dia foi oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de afirmar as lutas sociais, políticas e econômicas das mulheres; sendo comemorado atualmente, por mais de 100 países.

Inicialmente, as primeiras manifestações com este intuito aconteceram em 1909 pelo Partido Socialista da América em Nova York, consequentemente sendo sugerido por Clara Zetkin (feminista, professora, jornalista e política alemã), que se comemorasse o dia das Mulheres todos os anos, sem que, no entanto, fosse definida uma data específica. Posteriormente, em 08 de Março de 1917, organizou-se uma passeata junto aos metalúrgicos na Rússia, estendendo-se por dias e acabou por dar origem a Revolução de 1917. Assim, nos anos seguintes, o Dia das Mulheres passou a ser comemorado naquela mesma data.

Ainda, no dia 28 de Março destaca-se o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna.

Considerando a Saúde da Mulher, os órgãos de saúde pública preconizam suporte humanizado e qualificado em todos os níveis de atenção, realizando ações focadas na organização do acesso aos serviços de promoção, prevenção, assistência e recuperação da saúde; através da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres, criada em 2004 pelo Ministério da Saúde.

A Atenção Integral à saúde das mulheres se faz necessária em todos os ciclos de vida, tendo em vista as questões de gênero, de orientação sexual, de etnia e os aspectos sociais que impactam na saúde; sendo responsável pelo auxílio a saúde sexual; saúde reprodutiva; enfrentamento à violência doméstica e violência sexual e atenção ao câncer de mama e colo do útero; lembrando que, cada mulher tem necessidades específicas quanto à atenção com a saúde e o bem-estar. No entanto, algumas recomendações gerais são importantes para proporcionar melhor qualidade de vida e maior segurança.

Confira a seguir os 5 principais cuidados!

Anote e coloque em prática, não deixe para depois.

1 – Alimentação Saudável

Não se trata de fazer dietas restritivas e, sim, de garantir uma nutrição adequada e equilibrada, devido as mulheres apresentarem maior tendência do acúmulo de gordura em áreas específicas do corpo.

Para que seu corpo e sua saúde tenham benefícios é necessário cuidar a alimentação e a hidratação. Para que o corpo esteja hidratado e seus rins trabalhem de forma mais leve é necessário ingerir água diariamente.

Pode ser qualquer líquido? Pode ser qualquer quantidade?

Não!

Para proporcionar hidratação adequada é necessário ingerir água e em quantidade razoável. Calcule o quanto você precisa ingerir: 35ml x seu peso (kg).

Exemplo: 35ml x 73kg = 2,555 litros.

Junto a hidratação a alimentação deve ser equilibrada.

Exemplo de como deve-se montar um prato para você que busca uma alimentação saudável.

Para te ajudar, preparamos algumas sugestões deliciosas para você.

Não perca tempo, tire um tempinho; prepare e saboreie e não esqueça de nos marcar no Instagram: express_restaurantes contatando a sua experiência.

  • Pizza rápida:

1 ovo

3 colheres de sopa de farinha integral

2 colheres de sopa de leite ou água caso preferir

1 colher de chá de azeite de oliva

Sal a gosto

1 pitada de fermento

Em um recipiente mistura todos os ingredientes e em seguida em uma frigideira antiaderente, tampe, deixe uma frestinha e em fogo baixo a massa irá cozinhar. Vire se necessário.

Quando estiver no ponto acresça molho de tomate a gosto e o recheio de sua preferência.

Quer um aperitivo saudável?

  • Chips de Batata Doce

1 batata grande fina

Sal e temperos a gosto

Corte em fatias finas e em uma forma com papel manteiga distribua as rodelas da batata doce e tempere a gosto. Deixe no forno a 180ºC até ficar crocante

Hum…deu fome!
E você, gostou?

Temos mais dicas e sugestões para o cuidado com sua alimentação, corre lá, clique:
Carnaval: Cuidados que você precisa ter para um carnaval de qualidade
4 Dicas de Cuidados com a Saúde e Alimentos no Verão

2 – Exercício Físico

A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é praticar 30 minutos diários de atividade moderada, por 5 vezes na semana. Dessa maneira, você foge do sedentarismo e deixa o corpo mais saudável.

Busque algo que você goste e não esqueça, o acompanhamento de um educador físico é sempre importante.

3 – Visitas ao Médico

As visitas ao médico não devem acontecer apenas para a realização de exames. Se sentir qualquer desconforto, é preciso procurar um especialista para monitoramento. Lembrando também, é importante definir métodos de contracepção ou tirar dúvidas sobre o próprio corpo.

Ao menos uma vez por ano, é preciso realizar um check-up. A frequência pode ser menor, dependendo da idade, do histórico familiar e de outros fatores de risco. Converse com seu médico.

Exames de rotina são fundamentais para diagnosticar doenças de forma precoce e receber as orientações corretas.

4 – Higiene Básica

Higiene adequada é sinal de prevenção.

Alguns cuidados básicos e diários são necessários.

Lá vão algumas dicas: lave sempre bem as mãos, tome banho diário, mantenha suas unhas bem aparadas e limpas, troque suas roupas íntimas diariamente e cuide de sua saúde bucal.

Atenção a higiene da região íntima, é indispensável para evitar infecções e outras complicações.

Cuide-se!

5 – Saúde Mental

Além dos cuidados com o corpo fisicamente, precisa-se dar atenção as manifestações emocionais e buscar o devido acompanhamento médico sempre que observado atitudes e comportamentos diferentes do habitual.

Através dos cuidados básicos com a saúde, a mulher conhecerá melhor seu corpo, o que faz toda a diferença para ter mais bem-estar.

A saúde da mulher necessita a máxima atenção, especialmente em situações em que essa parte da população é mais suscetível.

Ah, e não esqueça que o sono, não menos importante, deve estar em dia. Assim o corpo trabalha regular e descansado, ajudando na disposição.

Ainda que a rotina seja corrida, é importante ter um tempo para dedicar, exclusivamente, a você e ao autocuidado. Medite, ouça sua música favorita, tome um banho demorado, durma além do horário habitual, cuide de sua alimentação. Faça o que você goste.

Quando pensamos na segurança e no bem estar psicossocial a justiça ampara através das legislações:

Lei Maria da Penha nº11.340, de 2005: define as formas de violência, assim como a assistência que pode ser prestada à mulher;

Lei Carolina Dieckmann nº 12.737, de 2012: torna crime a invasão de aparelhos eletrônicos para obtenção e uso de dados particulares;

Lei do Minuto Seguinte nº 12.845, de 2016: oferece algumas garantias a vítimas de violência sexual, como atendimento imediato pelo SUS, amparo médico, psicológico e social, exames preventivos e o fornecimento de informações sobre os direitos legais das vítimas;

Lei do Feminicídio nº 13.101, de 2015: torna o homicídio cometido contra a mulher, devido seu histórico de violência sofrido, um crime hediondo; Lei Joanna Maranhão nº 6.719, de 2015: altera os prazos de prescrição de violência contra abusos sexuais contra crianças e adolescentes.

Mantenha sua rotina de sono em dia, tenha amigos, divirta-se, cuide-se, visite o médico, busque ajuda quando precisar, seja feliz, seja você!

Continue lendo

Conheça mais sobre a culinária do Rio Grande do Sul

O dia 20 de setembro, conhecido como o Dia do gaúcho. A data recorda o início a Revolução Farroupilha, ou Guerra…

Já se Perguntou Como Está a Sua Imunidade?

"Você deve estar com a imunidade baixa!" Quem nunca escutou essa frase? Vinda de um amigo, da mãe ou até…

O Tempero da Comida Sempre nos Remete ao Sabor da Lembrança

O tempero é o amor no preparo de um prato, muda completamente o sabor e garante diversidade na cozinha. A…