Express

Carnaval: cuidados que você precisa ter para um carnaval de qualidade

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Com a chegada do Carnaval, muitas pessoas se preparam para a grande folia. Nesse período, é importante pensar não só no preparo dos adereços, mas também nos cuidados que o corpo precisa para suportar o desgaste físico. Hidratação, alimentação, exercício físico e cuidados com o Covid estão atrelados no momento de festa.

Em meio a folia, o consumo de bebidas alcoólicas e alimentos calóricos aumenta. O ritmo nesses dias torna-se intenso e, como consequência, o corpo perde muita água, especialmente se não estiver bem hidratado e o consumo de álcool for excessivo.

Com a transpiração o corpo elimina sais minerais como sódio, potássio, magnésio e cloro. Neste caso é importante a reidratação tão fundamental no dia a dia comum que em tempos de grandes desgastes se torna ainda mais importante.

É sabido que cerca de 70% do nosso corpo é composto por água, por isso, a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é de no mínimo 2 litros por dia, para um adulto saudável. Manter o corpo hidratado é importante para lubrificar nossas articulações, compor as células do organismo, além de ajudar no transporte de nutrientes e a regular a temperatura do organismo próxima dos 36,5°. (OMS 2003- WHO 2003, Howard G. and J. Bartram, Domestic Water Quantity, Service Level and Health, WHO/SDE/WSH/3.02; ISBN 92 4 159398 9 (NLM classification: WA 687).

Veja 8 maneiras de manter a hidratação e aproveitar os dias de festa com ânimo e energia.

Frutas: Ingira frutas que são ricas em água como a melancia, abacaxi, morango e kiwi, por exemplo. Além de hidratar, proporcionam sensação de refrescância, diminuindo a temperatura corporal, amenizando o calor e ajudando a repor os nutrientes eliminados;

Água de coco: Muito saborosa e por ser rica em potássio e em carboidratos, a bebida é saudável, pouco calórica, ajuda a repor os nutrientes perdidos e diminui os sintomas do estresse e do cansaço;

Suco de frutas: Saudáveis, refrescantes e saborosos, você pode preparar um suco natural de frutas, congelar e levar para os blocos de rua. Lembre-se de consumi-lo em breve, para que o suco não fique menos nutritivo e perca o seu sabor natural.

Chá gelado: Fornece energia, hidrata e ajuda a repor os nutrientes. O chá verde, por exemplo, é refrescante, possui ação antioxidante e ajuda a perder calorias durante a folia, sendo uma boa alternativa para melhorar a hidratação do corpo no verão.

Sacolé de frutas: O que acha de preparar o seu suco de frutas favorito, colocar nos saquinhos e congelar para levar pro carnaval?

Água saborizada: Acrescentar frutas de sua preferência na água e deixar gelar é mais uma opção para aquelas pessoas que não costumam tomar muito líquido no seu dia a dia;

Gelos saborizados: Preparar gelo de suco de frutas batido ou de água de coco e coloque em formas de gelo e leve ao freezer ate ficar geladinho e acrescer na água outra sugestão saborosa para ajudar na reidratação.

Isotônicos: Bebidas prontas encontradas em mercados e com diversos sabores. Elas possuem uma grande quantidade de sais minerais para agilizar a reidratação do seu corpo. Deve ser consumida quando seu organismo chegou ao extremo da desidratação. Escolha a de sua preferência e prove.

Escolha compartilhe com os amigos e nos marque no Instagram


Além da hidratação nos dias de carnaval os foliões tem um aumento do gasto energético, por isso é importante repor essa energia consumindo em todas as refeições alimentos ricos em carboidratos como arroz, macarrão, batata, pois o carboidrato vai fornecer a energia para curtir todos os dias e sempre que possível dar preferência aos integrais.

Não podemos esquecer que algumas pessoas podem sentir indisposição para comer durante os primeiros meses do ano, devido ao calor e as temperaturas mais elevadas. Esse desconforto também pode ser resultado de uma alimentação inadequada bem como hábitos inadequados: ficar horas sem comer, pular refeições, ingerir alimentos gordurosos e não beber água suficiente.

Durante os dias de folia também é muito importante ter cuidado com a reposição de energia proveniente dos alimentos vendidos por ambulantes, os quais, muitos são expostos a temperaturas inadequadas para sua conservação, provocando Intoxicação alimentar causada pela ingestão de alimentos que contém organismos prejudiciais ao nosso corpo, como bactérias, parasitas e vírus. Eles são encontrados principalmente em alimentos mal passados, mal lavados, mal higienizados, mal armazenados e na maior parte das vezes, a intoxicação alimentar acontece quando não é realizada a higienização correta das mãos antes de tocar na comida. Estes dados puderam ser observados em uma pesquisa a qual avaliou os Fatores Associados às Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA) em crianças durante o carnaval de Salvador e constatou em uma amostra de 127 crianças, 37,8% diagnosticadas com DTA. (https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/2808)

Assim sugerimos realizar uma refeição caprichada e de qualidade antes de sair para o festere, pois assim irá garantir energia suficiente para se divertir até o horário da próxima refeição, já que dificilmente terá hora certa para acontecer.

Caso prefira, ainda sugiro dar preferência a alimentos lacrados e ou preparar seu próprio lanche evitando alimentos de risco (peixes, frios, maionese), devido as altas temperaturas. Não esquecendo de armazenar em recipiente adequado.

Para garantir disposição para os dias de carnaval, preparamos 7 dicas para lhe ajudar, confira:

1- Consuma alimentos que previnem cãibras e garantem o um bom funcionamento do sistema muscular, como: abacate, castanhas, amendoim, brócolis;
2- Faça no mínimo 4 refeições por dia;
3- Controle o consumo de alimentos gordurosos, frituras, salgadinhos;
4- Prefira as carnes brancas e magras, grelhadas, assadas ou cozidas, que contêm menos gordura e são mais fáceis de serem digeridas;
5- Consuma frutas, verduras e legumes, para que você esteja em dia com a ingestão de antioxidantes, vitaminas e sais minerais;
6- Sobremesas refrescantes são ótimas opções. Prefira sempre frutas, gelatinas, sorvete de frutas ou compotas geladas;
7- Beba de 2 a 3 litros de água diariamente, consuma também sucos de fruta, água de coco e isotônicos, antes, durante e depois da folia.

Exagerou? Confira as dicas para o dia seguinte.

Tomar gengibre em pó pela manhã, que pode ser misturado no suco, café ou água, garante o bom funcionamento do estômago e do fígado.

Ingestão de chás como boldo, alcachofra, hibisco, alecrim e dente-de-leão podem amenizar os sintomas da ressaca, preferencialmente sem adoçar e o sabor conforme a sua preferência.

Os famosos sucos detox também são uma boa opção para a reposição de nutrientes e a recuperação da energia.

Deixo a seguinte sugestão: bater no liquidificador duas folhas de couve inteiras, adicionar uma fruta de sua preferência, água de coco e raspas de gengibre. Mais uma dica é bater no liquidificador duas colheres de sopa de clorofila com suco de laranja ou de abacaxi e cubos de gelo. Não esqueça, o consumo de bebidas sem açúcar sempre é a opção mais saudável.

Uma alimentação leve deve ser seguida a fim de evitar desconfortos. Para facilitar quer um lanche rápido e não sabe o que fazer? Espia as sugestões que preparamos para vocês.

Mousse energético

1 abacate maduro

3 colheres de sopa de cacau em pó

1/3 de xícara de adoçante a sua escolha (agave, melado de cana ou outro)

½ xícara de leite vegetal de sua preferência

Misture todos os ingredientes até ficar cremoso e leve a geladeira

Sorvete de Fruta

½ manga congelada ou outra de sua preferência

3coleheres de sopa de leite de coco

1 pitada de cúrcuma

2 colheres de leite em pó de coco ou outro

Liquifique todos os ingredientes e leve em recipiente ao congelador.

Ao restabelecer seu corpo do desgaste físico retome sua rotina diária e se possível insira ou mantenha os exercícios físicos de forma frequente. Assim você beneficia seu corpo e já se prepara para o próximo carnaval.

Em meio a pandemia não deixe de lado os cuidados recomendados pela Secretaria da Saúde conforme decretos de seu município ou estado. Curta o carnaval com saúde, responsabilidade e segurança.

E caso você não curta carnaval, não esquece que cuidar da saúde é fundamental e preparamos mais dicas você https://www.express.srv.br/4dicasdecuidadoscomasaude-alimentos-no-verao/.

.

Continue lendo

Memórias de afeto são os verdadeiros ingredientes secretos quando o assunto é tempero de mãe.

Conhece aquela velha história de que a comida da mãe é sempre a mais gostosa?

Mulher, como está a sua saúde?

Oito de Março, dia em que se comemora o Dia internacional da Mulher. Desde 1975, o dia foi oficializado pela…

4 dicas de cuidados com a saúde e alimentos no verão

Uma das principais belezas do verão são as praias, que atraem multidões todos os dias. As pessoas vão à praia…