Sabor de comida caseira: como fazer o seu colaborador se sentir em casa

18/05/2020

O ambiente de trabalho é o local onde as pessoas passam a maior parte do seu dia. Por esse motivo, é muito importante que os colaboradores se sintam bem nas empresas, visto que um funcionário feliz está sempre mais motivado e saudável para desenvolver suas atividades. Nessa busca pelo bem-estar das equipes, a alimentação é um dos fatores que exige atenção! 

 

A refeição deve ser um momento descontraído e trazer sensações incríveis. Nesta hora, o colaborador pode esquecer um pouco dos desafios e problemas do dia a dia, além de estar na companhia de pessoas agradáveis. Para essa sensação de conforto ser potencializada, é essencial que as refeições tenham um toque de comida caseira, agradando a todos os paladares. 

 

A Express Restaurante Empresariais tem como prioridade o sabor de suas refeições. Maiara Klipel da Silva, supervisora de planejamento da marca, explica que compartilhar experiências positivas todos os dias é o principal propósito da empresa.

 

“Se ao chegar no restaurante, pudermos sentir aquele cheirinho da comida de vó, olharmos o buffet e ficarmos encantados, sentarmos à mesa e os sabores dos alimentos nos fazer sentir em casa: com toda a certeza nossa experiência neste local será inesquecível”, resume Maiara. 

 

Cardápios da Express são nutricionalmente completos

 

Na hora de elaborar os cardápios, a Express prioriza dois aspectos: o sabor e o valor nutricional de cada prato. Todos os produtos comprados são testados pelos instrutores técnicos para assim garantir a qualidade das refeições ofertadas.

 

Além do setor de planejamento, o processo de definição dos cardápios é elaborado por nutricionistas. “Elaboramos cardápios nutricionalmente completos, coloridos e saborosos. Trabalhamos, inclusive, com receitas típicas de cada região do país, sempre utilizando produtos da safra, o que proporciona aos alimentos mais sabor e principalmente mais nutrientes. Também buscamos fornecedores com insumos de primeira qualidade”, destaca Maiara. 

 

As equipes da Express recebem treinamentos semanais com instrutores técnicos e nutricionistas. Orientações sobre modo de preparo, cortes de carnes, modos de cocção e boas práticas de manipulação dos alimentos são repassadas às equipes nesses encontros. A Express também está sempre atenta às novidades do mercado para que os clientes tenham à disposição o que há de mais inovador no segmento. 

 

Mais do que alimentar, a marca busca proporcionar um momento de prazer e satisfação a seus clientes. Para garantir a qualidade constante das refeições, a empresa conta ainda com o Comitê do Sabor, iniciativa que resulta em reuniões periódicas focadas em melhorias contínuas, testes de produtos e elaboração de novas receitas. 

 

Os chamados “cardápios coloridos”, que é um dos diferenciais dos menus da Express, evidenciam a preocupação da marca em oferecer uma diversidade grande de alimentos. Consequentemente, essa prática leva mais nutrientes para as composições dos pratos. "Inclusive é possível acompanhar através do instagram @express_restaurantes, a divulgação de alguns cardápios servidos em diversas cidades que atendemos”. Completa Maiara.

 

Nas saladas, por exemplo, as opções devem sempre contemplar legumes, verduras, folhosos e grãos para incentivar o seu consumo. A Express também está atenta à sazonalidade dos produtos, já que a biodisponibilidade dos nutrientes é maior quando existe um alimento na safra.

 

Outra preocupação constante dos profissionais da Express é para que os cardápios contemplem todos os grupos alimentares (carboidratos, proteínas e gorduras) diariamente. Vale ressaltar ainda que, ao planejar as frituras, a marca tem sempre o cuidado de disponibilizar no mesmo dia outras preparações mais saudáveis, como assados ou grelhados.

 

Regionalismo marca presença nos cardápios da Express

 

Embora o sabor seja uma marca registrada em todos os restaurantes da Express, os menus não são iguais em todas as regiões: eles respeitam as peculiaridades gastronômicas de cada cidade. Ao considerar a culinária regional no planejamento das refeições, a marca consegue maior aceitabilidade dos menus, garantindo um atendimento personalizado e uma excelente experiência.

 

A estratégia beneficia tanto os clientes, que recebem ingredientes familiares nas refeições, quanto os fornecedores, que têm mais facilidade em encontrar alimentos de qualidade.

 

Na Serra Gaúcha, por exemplo, região colonizada por imigrantes italianos, opções como sopa de agnoline, polenta frita, galeto, tortéi de moranga, radicci e sagú com creme aparecem com facilidade.

 

Já em Santa Catarina, predomina a cultura alemã e por isso são trabalhados pratos semelhantes aos cardápios da região do Vale do Rio Pardo, localizado no Rio Grande do Sul, como pratos com base de batatas, carne suínas e repolho refogado. Nas cidades catarinenses, o percentual de aceitabilidade de peixe é maior e o vinagre branco entra no lugar do vinagre a base de vinho.

 

Já em São Paulo, a Express encontrou na base culinária características do início do povoamento das terras paulistas, fruto da cultura europeia transmitida pelos colonizadores portugueses. Por esse motivo, os cardápios utilizam como principal ingrediente o milho, que pode ser utilizado em pratos como curau, canjica e cuscuz. Além disso, a Express também contempla pratos típicos da culinária do interior, como vaca atolada e frango caipira.

 

A feijoada em São Paulo é peculiar e utiliza ingredientes como pele, rabo e orelha de suíno, além de costela suína defumada, bacon, paio, calabresa e linguiça toscana. As guarnições de acompanhamento do prato também são diferentes das demais regiões e abrangem itens como laranja, farofa, couve, banana à milanesa, molho e pimenta. 

 

Marca serve mais de 800 mil refeições por mês

 

Com atuação em cerca de 40 cidades, a Express Restaurantes Empresariais engloba unidades em quatro Estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Ao todo, cerca de 110 restaurantes empresariais são atendidos pela empresa. 

 

A relação da Express com os fornecedores é outro destaque da marca. Por ter uma vasta experiência no mercado, a empresa tem um alto poder de compra e consegue boas negociações com outras marcas. Isso resulta em uma redução de custos para os clientes.

 

Além de almoço e janta, a Express oferece café da manhã, coffee break e lanches dentro das possibilidades de serviços adicionais. Os empreendimentos que já são clientes da marca podem incluir esses benefícios no pacote e personalizar ainda mais a alimentação de seus colaboradores. Mensalmente, a Express serve mais de 800 mil refeições

Desde 2015, a Express figura anualmente entre os destaques no Great Place To Work (GPTW), que premia as melhores empresas para trabalhar priorizando a percepção dos próprios funcionários. 

 

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