Conheça o PED, plataforma de ensino da Express que auxilia no treinamento e capacitação de colaboradores

04/08/2021

Investir no aprendizado dos profissionais de uma empresa resulta em uma série de benefícios para as organizações. Saiba como a Express valoriza essa prática em suas equipes espalhadas pelo país.

 

Implementar uma política de treinamento e capacitação nas empresas é um passo importante para ampliar a capacidade produtiva dos profissionais, mantendo-os atualizados e mais preparados para os desafios do dia a dia. Trata-se de uma excelente oportunidade para investir na equipe e colher resultados que interferem diretamente na competitividade do negócio.

Você sabe como estimular essa cultura de conhecimento e aprendizado quando se tem colaboradores espalhados por diferentes locais e divididos em dezenas de unidades de trabalho?

Um dos caminhos está na tecnologia e na utilização da internet como alternativa para encurtar distâncias e levar inovação e praticidade para as empresas de diferentes segmentos. Foi o que fez a Express Restaurantes Empresariais ao criar o Programa Express de Desenvolvimento (PED).

Por meio de uma ferramenta digital, os colaboradores da Express recebem conteúdos exclusivos, produzidos pelos próprios profissionais da empresa, com o objetivo de ampliar o conhecimento, permitir as melhores práticas e padronizar com os processos de cada unidade.

Preparamos esse artigo para você saber mais sobre o PED e como iniciativas iguais a essa visam a capacitação dos funcionários e resultam em benefícios para uma organização.

Importância de apostar na capacitação das equipes

Tem se tornado uma ação constante nas empresas o investimento em treinamento e capacitação devido aos resultados positivos proporcionados pela prática dessa iniciativa.

Com essa atenção e cuidado com o que pode ser oferecido em forma de aprendizagem aos colaboradores, as organizações ajudam a desenvolver habilidades e potencialidades em cada profissional e gera ainda desenvolvimento para a própria empresa.

Entre os principais benefícios, estão:

 

  • Aumento da produtividade: quando melhores treinados de maneira correta, os profissionais aperfeiçoam habilidades e se sentem pertencentes na cultura organizacional;
  • Melhoria na qualidade dos processos: colaboradores capacitados executam melhor o trabalho e elevam o nível de qualidade dos serviços ou produtos;
  • Retenção de talentos: é interessante para a organização que os funcionários permaneçam e aprimorem as suas habilidades enquanto estiverem empregados e que isso possa representar em oportunidade de desenvolver uma carreira dentro da empresa. Temos outro artigo sobre esse assunto no blog da Express. Leia aqui.
  • Aumento da motivação: quando bem instruídos, o trabalho é feito com mais qualidade e o feedback passa a ser mais positivo. Dessa forma, aumentando a motivação e o desejo dos colaboradores em fazer o seu melhor a cada dia.


 

O que é o PED?

Todas essas características acima podem ser obtidas por meio do Programa Express de Desenvolvimento (PED) da Express.

De acordo com a analista de Gestão de Pessoas da empresa, Juliana Rischter, o PED funciona como uma plataforma de ensino digital que busca enriquecer e complementar o conhecimento dos profissionais da Express em diferentes áreas. Na ferramenta, periodicamente, são disponibilizados cursos sobre processos internos e que também visam o desenvolvimento desses colaboradores.

Juliana explica que a criação do sistema foi estimulada devido ao perfil da Express, uma empresa descentralizada que conta com unidades espalhadas em mais de 40 cidades em três estados brasileiros.

“Percebemos que não tínhamos como estar em todas as unidades ao mesmo tempo, mas queríamos que os treinamentos chegassem para todos. Por isso, o PED consiste na produção de vídeos, onde os próprios profissionais da Express gravam, explicam e contextualizam um determinado processo para ser disponibilizado às unidades e onde elas possam acessar na hora que quiserem”, explica.


 

Leia também:

Como reduzir o turnover na empresa em 5 ações imediatas


 

Tipos de treinamento oferecidos no PED

A metodologia prevê a criação de conteúdos pensados em cada profissional. Com isso são ofertados cursos voltados para a área administrativa, com explicação de rotinas do setor, por exemplo.

Para os supervisores de restaurantes, um dos focos do PED, são produzidos conteúdos pertinentes às suas rotinas - desde processos de RH, PCP, fiscal, entre demais setores. E para os cozinheiros e auxiliares de cozinha são elaboradas dicas sobre preparação de alimentos e refeições que fazem parte do cardápio da Express.

O sistema também emite relatórios que indicam quanto tempo o funcionário levou para realizar o curso, quantas questões acertou, entre outras informações. Com base nesses dados, a Express consegue mapear as unidades e fazer um reforço no treinamento, se necessário.


 

Expertise na criação dos conteúdos

Conforme destacado por Juliana, os conteúdos disponibilizados no PED são criados pelos próprios funcionários da empresa - que tem à disposição um estúdio próprio para a gravação dos vídeos. Dessa forma, a Express também passa a ter expertise na criação de conteúdos digitais.

Para a Analista de RH, o envolvimento com o PED traz benefícios para quem produz e quem recebe os conteúdos.

“O desenvolvimento se dá tanto para os profissionais que geram os conteúdos e fazem a criação dos vídeos, quanto para os que recebem os treinamentos. Quem recebe consegue ter mais autonomia na execução das atividades, permitindo que esse profissional desenvolva com mais excelência e agilidade, garantindo assim um entendimento completo da cultura e processos”, destaca.

Além de vídeos gravados, a Express também tem apostado em treinamentos ao vivo. A cada contratação de novos supervisores, um encontro online é agendado entre os profissionais recém-contratados e o RH da empresa para que as orientações sejam repassadas no mesmo instante e onde as dúvidas podem ser respondidas.

“A questão principal na produção dos conteúdos e nos treinamentos é pensarmos em como podemos engajar todos os profissionais, com uma abordagem em que todos possam ter acesso e entendimento. A comunicação precisa ser clara e assertiva”, enfatiza Juliana.


 

Leia também:

Integração de funcionários: como planejar e realizar

 

Outras ferramentas do PED

O PED é um excelente case de como o treinamento, capacitação e o trabalho em equipe podem representar ganhos para os profissionais e para a própria organização.

Atitudes como essa colocam a Express como uma das Melhores Empresas Para Trabalhar do Rio Grande do Sul, de acordo com o Instituto Great Place To Work (GPTW).

Gostou do nosso artigo? Temos outros conteúdos que podem levar ainda mais conhecimento para você. Descubra aqui onde as empresas mais erram no planejamento estratégico.


 

Colaborou com este artigo:

Juliana Rischter