Como a consultoria nutricional para empresas pode influenciar no clima organizacional

03/08/2020

Apesar de não ser novidade que a alimentação influencia diretamente o funcionamento do corpo humano, muitas pessoas ainda desconhecem essa interferência no âmbito profissional. A relação, porém, é direta: a quantidade e principalmente a qualidade das refeições interferem com profundidade na nossa produtividade.

 

 

Um levantamento recente da Universidade de Brigham Young, nos Estados Unidos, revelou que quem tem hábitos alimentares ruins é 66% mais propenso a apresentar queda no rendimento profissional em comparação com aqueles que seguem uma dieta adequada. Pessoas que que se alimentam bem também tendem a ser mais felizes e bem-humoradas, o que afeta diretamente o clima organizacional.  

 

 

Em função desses aspectos, é imprescindível que as empresas incluam as questões alimentares nas pesquisas realizadas com as equipes e também nas ações constantes de melhoria. Além disso, ouvir os funcionários sobre todos os aspectos de clima organizacional da sua empresa garante melhores índices de satisfação dos colaboradores e engajamento.

 

 

Mas o que é pesquisa de clima organizacional?

 

 

Utilizada para identificar a percepção dos colaboradores sobre o ambiente interno das empresas, a pesquisa de clima organizacional funciona como uma espécie de "termômetro" que mede a satisfação dos funcionários. Além do aspecto voltado ao bem-estar e qualidade de vida dos colaboradores, que gera inclusive a retenção de talentos, a aplicação de uma pesquisa pode impactar em resultados financeiros para a empresa. A lógica é simples: ao identificar fatores que estão interferindo no clima organizacional dos funcionários, a empresa consegue melhorar não apenas o ambiente de trabalho, como também a eficiência das operações.

 

 

Mais importante do que realizar o levantamento é analisar corretamente os seus resultados. Depois de aplicado a pesquisa, portanto, é essencial buscar como melhorar o clima organizacional. A recomendação é que a equipe de gestão de pessoas se reúna após coletar os dados  e o resultado da pesquisa para elaborar um diagnóstico geral .

 

 

Empresa deve realizar acompanhamento nutricional

 

 

Após realizar a pesquisa e produzir um plano de ação, é chegada a hora de aplicar melhorias no clima organizacional e na satisfação no trabalho. Como citado anteriormente, índices baixos de produtividade ou de motivação podem estar ligados à alimentação dos colaboradores e, por esse motivo, é essencial incluir medidas nesse aspecto na hora de realizar as ações.

 

 

Como sua empresa está cuidado dessa questão? Muitas companhias optam por oferecer um vale-refeição às suas equipes, mas é importante mapear se de fato os colaboradores têm usado esse benefício em prol da sua saúde.

 

 

Uma alternativa interessante nesse sentido é oferecer a alimentação para as suas equipes na própria empresa. Dessa forma, os profissionais podem realizar as refeições no local de trabalho, sem precisar recorrer a deslocamentos no meio do expediente.

 

 

A iniciativa pode ser administrada pela própria empresa ou por algum fornecedor especializado. Se a companhia optar por liderar a implantação, é importante antes buscar mão de obra qualificada e preparar uma estrutura adequada de cozinha.

 

 

Cardápios da Express são nutricionalmente completos

 

 

Na hora de decidir a viabilidade de um restaurante empresarial, muitos empreendimentos desistem dessa alternativa por acreditar que será necessário enfrentar muita burocracia para adotar a iniciativa. De fato, a legislação para implantar um restaurante é ampla e complexa, pois é preciso evitar problemas sérios, como a contaminação de alimentos. Essa tarefa, porém, não precisa ficar a cargo dos gestores e dos profissionais de Recursos Humanos (RH): ela pode ser resolvida com a terceirização.

 

 

A Express Restaurantes Empresarias, é uma empresa especializada na implantação e administração de restaurantes empresariais, que oferece soluções completas para os negócios interessados em contar com um espaço de alimentação dentro do empreendimento. As empresas que não abrangem uma estrutura apropriada podem, inclusive, contratar a opção que engloba o projeto do restaurante assinado por uma equipe de arquitetos. Fatores como layout adequado, respeito à legislação e bem-estar dos colaboradores são contemplados nesse serviço da marca.

 

 

A Express Restaurantes prioriza dois aspectos na hora de elaborar os seus cardápios: o sabor e o valor nutricional de cada prato. Todos os produtos comprados pela marca são testados pelos instrutores técnicos para assim garantir a qualidade das refeições ofertadas.

 

 

Além do setor de planejamento, o processo de desenvolvimento dos cardápios é elaborado por nutricionistas. Todos os menus da marca são nutricionalmente completos, coloridos e saborosos. A empresa trabalha, inclusive, com receitas típicas de cada região do país, sempre utilizando produtos da safra, o que proporciona aos alimentos mais sabor e principalmente mais nutrientes.

 

 

O cuidado com os fornecedores também é rigoroso: apenas insumos de primeira qualidade são aceitos pela organização. As equipes da Express recebem ainda treinamentos semanais com instrutores técnicos e nutricionistas. Orientações sobre modo de preparo, cortes de carnes, modos de cocção e boas práticas de manipulação dos alimentos são repassadas aos colaboradores nesses encontros.

 

 

Comitê do Sabor monitora valor nutricional dos pratos

 

 

Mais do que alimentar, a Express busca proporcionar um momento de prazer e satisfação a seus clientes. Para garantir a qualidade constante das refeições, a empresa conta ainda com o Comitê do Sabor, iniciativa que resulta em reuniões periódicas focadas em melhorias contínuas, testes de produtos e elaboração de novas receitas.

 

 

Os chamados “cardápios coloridos”, que é um dos diferenciais dos menus da Express, evidenciam a preocupação da marca em oferecer uma diversidade grande de alimentos. Consequentemente, essa prática leva mais nutrientes para as composições dos pratos. Nas saladas, por exemplo, as opções devem sempre contemplar legumes, verduras, folhosos e grãos para incentivar o seu consumo.

 

 

A Express também está atenta à sazonalidade dos produtos, já que a biodisponibilidade dos nutrientes é maior quando existe um alimento na safra. Outra preocupação constante dos profissionais da Express é para que os cardápios contemplem todos os grupos alimentares (carboidratos, proteínas e gorduras) diariamente.

 

 

Marca atende cerca de 110 restaurantes empresariais

 

 

Com atuação em aproximadamente 40 cidades, a Express Restaurantes Empresariais engloba unidades em quatro Estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Ao todo, cerca de 110 restaurantes empresariais são atendidos pela empresa.

 

 

A relação da Express com os fornecedores é outro destaque da marca. Por ter uma vasta experiência no mercado, a empresa tem um alto poder de compra e consegue boas negociações com outras marcas. Isso resulta em uma redução de custos para os clientes sem perda de qualidade.

 

 

Além de almoço e janta, a Express oferece café da manhã, coffee break e lanches dentro das possibilidades de serviços adicionais. Os empreendimentos que já são clientes da marca podem incluir esses benefícios no pacote e personalizar ainda mais a alimentação de seus colaboradores. Mensalmente, a Express serve mais de 800 mil refeições.