Express

Transformação Digital no RH: entenda a importância dessa mudança

A evolução da tecnologia acontece de forma cada vez mais veloz. As inovações oferecem diferentes possibilidades e soluções, favorecendo muitas vezes a produtividade e uma mudança positiva nos processos operacionais das empresas.

Sendo assim, incorporar novas tecnologias nas rotinas empresariais deixou de ser uma questão de escolha e passou a ser uma necessidade. Sem dúvida, a transformação digital no RH é uma dessas novas realidades dentro das organizações.

Por isso, preparamos este artigo completo onde abordamos o que é e qual a importância da transformação digital para o RH, como o setor é impactado por essa transformação e quais adaptações são necessárias. Siga lendo para conferir!

A tecnologia veio para ficar

O Brasil tem 424 milhões de dispositivos digitais em uso, o que inclui computadores, notebooks, smartphones e tablets, conforme dados da 31ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação da Fundação Getúlio Vargas (FGV), divulgada em 2020.

No país, há mais de um smartphone por habitante: são 234 milhões de celulares inteligentes ativos. A pesquisa, que contou com uma amostra de 2.622 médias e grandes empresas, comprova o processo de transformação digital das empresas e da sociedade.

Além disso, três em cada quatro brasileiros acessam a internet, o que equivale a 134 milhões de pessoas, segundo dados do TIC Domicílios 2019, mais importante levantamento sobre acesso a tecnologias da informação e comunicação. Os recursos mais utilizados são o envio de mensagens, redes sociais, chamadas de vídeo, acesso a serviços de governo eletrônico, envio de e-mails, compras por lojas online e participação de listas ou fóruns.

De uma forma ou de outra, a tecnologia já faz parte da vida da maioria das pessoas. Inseri-la no ambiente de trabalho mostra-se como mais uma consequência dessa mudança.

Transformação digital no RH: entenda a sua importância

Em uma organização, o departamento de Recursos Humanos compreende diversas funções, nas quais estão incluídas desde o recrutamento e seleção de pessoas, alocação dos profissionais e confecção de folhas de pagamento até benefícios, treinamento e desenvolvimento e retenção de talentos.

Uma das atribuições mais importantes são as ações tomadas para motivar, reter e engajar os funcionários continuamente. Entre as ações, podemos destacar o compromisso com a remuneração compatível e em dia, pacote de benefícios, qualidade no ambiente de trabalho e respeito aos direitos do trabalhador, a partir da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Em uma área tão importante para o bom desenvolvimento e crescimento de um negócio, a transformação digital veio para ser uma aliada em processos internos. Por exemplo, no recrutamento e seleção, há a possibilidade de realização de entrevistas de forma online, o que possibilita, além do contato e aproximação com as pessoas, a automatização de dados e a otimização do tempo.

Outro exemplo, que está em uso na Express Restaurantes, é a utilização de uma plataforma de desenvolvimento e treinamento online, na qual o profissional tem acesso a treinamentos exclusivos e personalizados. O projeto conta com atualizações contínuas, buscando sempre evolução e desenvolvimento digital.

Quais são os benefícios do uso do digital?

Os benefícios da transformação digital no RH de qualquer empresa, independentemente do ramo ou porte, são diversos. Entre elas, estão a melhor gestão do tempo, aproximação das pessoas, economia de gastos, e facilidade para treinamentos e desenvolvimento dos profissionais. Com certeza, o digital torna tudo mais ágil, rápido e de fácil acesso.

A seguir, acompanhe alguns dos principais benefícios da utilização da tecnologia no RH da sua empresa:

Automatização de tarefas

Algumas atividades manuais podem ser reduzidas ou até eliminadas, evitando falhas humanas que poderiam acabar gerando retrabalho. Com a utilização de um sistema especializado, por exemplo, a coleta, interpretação, análise e armazenamento de dados torna-se integrada e centralizada.

Medição de resultados

Os resultados em relação à atuação dos colaboradores são decisivos para o crescimento de todas as empresas. Com a tecnologia, é possível dimensionar de forma mais clara o custo-benefício relacionado à mão de obra. Assim, é possível entender se as entregas dos profissionais estão de acordo com o que a empresa exige.

Simplificação de atividades

Com a escolha por softwares, o RH passa a atuar de forma mais sistemática, em maior alinhamento com outras áreas. O processo online de recrutamento e seleção, a divulgação de vagas, a triagem de currículos e a seleção de perfis mais compatíveis tornam-se possíveis de serem simplificados.

Aceleração dos processos

Em um sistema, os dados armazenados podem ser consultados em poucos minutos, com respostas mais precisas e ágeis. Com um fluxo operacional com menos etapas e mais agilidade, torna-se mais fácil o acesso das informações necessárias dentro e fora do próprio departamento.

Comunicação interna mais eficaz

Com ferramentas integradas, o setor de RH pode se comunicar com os colaboradores diretamente, tendo como alternativas chatbot ou assistente virtual. Além disso, ter um canal oficial de comunicação é fundamental para divulgação de notícias importantes, como a abertura de processos seletivos internos ou mistos e notas de interesse coletivo. Para isso, é possível optar por redes sociais corporativas.

Como adotar a transformação digital no RH?

O primeiro passo para a implementação da tecnologia dentro de uma organização é entender quais são as suas necessidades e particularidades quando se trata de gestão de pessoas. Outro ponto que deve ser lembrado é que a inserção das tecnologias deve ocorrer gradualmente, uma vez que exige um período de adaptação.

Além disso, os benefícios da transformação digital no RH podem ser melhor percebidos e mensurados em médio e longo prazo. A seguir, listamos algumas maneiras que estão em alta para iniciar ou seguir com a inserção da tecnologia na rotina da área de Recursos Humanos:

  • Utilização de nuvem;
  • Softwares e plataforma para gestão de pessoas;
  • Gamificação de atividades;
  • Inovações em formatos de pagamentos;
  • Integração de mídias sociais;
  • Avaliação de desempenho online;
  • Virtualização e globalização;
  • Plataformas de compliance;
  • Rotinas padronizadas de RH;
  • Inteligência artificial;
  • Big Data Analytics.

Quais são os desafios enfrentados nessa transição?

Como toda mudança, é preciso paciência para que tudo se encaixe e os processos fluam de maneira natural. Por ser uma mudança na cultura organizacional, é preciso que os profissionais sejam estimulados a se abrir às novidades da transformação digital no RH. Porém, sempre haverá aqueles mais resistentes às mudanças ou menos aptos com o mundo virtual. Nesse momento, é necessário encontrar estratégias para contornar essas situações.

Outro desafio é estar sempre acompanhando a evolução digital, através de um contínuo desenvolvimento. Também vale lembrar que a tecnologia não substitui o contato e convívio presenciais, mas é sim um potencializador, de forma que sempre haja uma harmonia entre o ambiente digital e o ser humano.

Gostou do nosso material? No blog da Express você também pode conferir um artigo sobre as mudanças no setor de RH com a LGPD.

Colaborou para este artigo Suelen Souza, Supervisora de Gestão de Pessoas da Express.

Continue lendo

Tendências alimentares 2026: por que as fibras ganham protagonismo no prato

As tendências alimentares para 2026 mostram uma evolução importante no modo como pensamos a alimentação. Depois de anos com foco quase exclusivo na proteína, o mercado passa a olhar a nutrição de forma mais completa — e as fibras ganham protagonismo, sendo apontadas como um dos grandes pilares da alimentação do futuro.

Esse movimento está diretamente ligado à busca por saúde integral, com mais atenção à saúde intestinal, à saciedade e ao bem-estar ao longo do dia. Fibras presentes em grãos integrais, legumes, verduras e sementes deixam de ser coadjuvantes e passam a ocupar um papel tão estratégico quanto a proteína na composição das refeições.

No contexto da alimentação corporativa, essa tendência faz ainda mais sentido. Refeições equilibradas, que combinam proteínas com alimentos ricos em fibras, contribuem para mais energia, melhor digestão e maior sensação de saciedade — fatores que impactam diretamente o desempenho e o bem-estar no ambiente de trabalho.

Na Express, estamos atentos a essas transformações do mercado e às novas demandas dos comensais. Nosso compromisso é acompanhar as tendências e traduzi-las em cardápios equilibrados, saborosos e funcionais, sempre respeitando a rotina, o perfil e as necessidades de cada empresa atendida.

Mais do que seguir modismos, acreditamos em uma alimentação que evolui com propósito: unindo sabor, nutrição e cuidado, para gerar experiências positivas todos os dias.

Seguimos atentos ao futuro — e cuidando do presente, prato a prato.

Express 30 anos: uma história construída por pessoas, sabor e propósito

Há histórias que não se constroem da noite para o dia. Elas são feitas de escolhas, aprendizados, desafios…

Gincana da Qualidade Express: aprendizado, integração e Qualidade em primeiro lugar

Durante todo o mês de Novembro, a Express está realizando a Gincana da Qualidade, uma iniciativa que une…