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5 passos para fortalecer a marca empregadora da sua empresa

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Você sabe qual é a imagem que sua empresa tem no mercado? A sua organização consegue atrair e reter talentos? Quais são os principais traços de cultura e valores da sua organização?

 

Todas as questões acima estão ligadas ao chamado employer branding, que na tradução significa marca empregadora. Mas o que é employer branding na prática? No geral, o conceito de marca empregadora pode ser definido como todos os esforços que uma companhia aplica para comunicar ao público interno e externo as razões que fazem dela uma marca "desejável" para se trabalhar.

 

Cada vez mais utilizado no universo de Recursos Humanos, o termo consiste em promover a imagem da empresa, o que resulta em retenção de talentos e atração de profissionais capacitados.

 

Já ouviu aquela premissa de que não existe vendedor mais eficiente do que um funcionário satisfeito? O conceito de marca empregadora atua justamente nesse sentido.

 

Qual é a importância de fortalecer a marca empregadora das empresas?

 

Profissionais capacitados e com boa performance tendem a serem disputados no mercado e é nessa esfera que entra a importância do employer branding. A reputação de uma empresa como marca empregadora é fundamental para ela se tornar um "imã" de colaboradores inovadores e estratégicos.

 

O grande objetivo de fortalecer a marca empregadora é atrair, captar e manter profissionais que se destacam no mercado de trabalho, ou seja, aqueles profissionais que se comprometem e se engajam com o propósito, gerando os resultados que a empresa precisa”, explica Flávia C. Bernardi, diretora e consultora na MKF Soluções, e autora do livro "Endomarketing: da estratégia ao coração".

 

Além do impacto na imagem da empresa no mercado, as estratégias relacionadas à marca empregadora afetam diretamente a produtividade da empresa. Isso ocorre porque quando as equipes estão satisfeitas e orgulhosas, elas trabalham mais e melhor.

 

O próprio trabalho da equipe comercial se torna mais fácil em organizações que atuam nesse sentido, visto que os fornecedores e os parceiros percebem que se associar à determinada marca pode agregar valor ao seu empreendimento, fazendo então questão de estabelecer algum vínculo.

 

Flávia destaca que os benefícios trazidos pela temática são refletidos em várias dimensões, como em resultados financeiros, ambiente de trabalho, satisfação dos profissionais e índices normalmente baixos de absenteísmo e rotatividade.

 

Quando a empresa tem uma proposta de marca empregadora forte, automaticamente os próprios profissionais da empresa falam bem da empresa e, consequentemente, a empresa tem uma boa reputação. Ela torna-se conhecida não apenas pelas pessoas que querem trabalhar nela, mas também pelo mercado, clientes, fornecedores, investidores e outros públicos relevantes. Além disso os custos para trazer profissionais de excelência também acabam sendo menores”, ressalta a consultora.

 

Como é possível realizar esse processo na minha empresa?

 

Para fortalecer uma marca empregadora, é necessário investir tempo e recursos no fortalecimento da cultura organizacional, e isso pode ser feito por meio da implementação de um endomarketing estratégico – onde todas as ações feitas para os profissionais da empresa tem um propósito de tornar o ambiente de trabalho melhor.

 

“Um endomarketing estratégico contempla uma análise detalhada da jornada do profissional, considerando algumas etapas básicas, tais como processo seletivo, onboarding, acompanhamento nos primeiros 90 dias, construção da carreira dentro da empresa e a saída da companhia”, detalha Flávia.

 

Na sequência, cabe à organização também desenvolver uma estratégia de marketing para tornar a “empresa desejada”. É chegada a hora de planejar como a empresa pode e deve ser apresentada ao mercado e como serão comunicados efetivamente fatores como ambiente de trabalho, clima organizacional, valores e crenças.

 

Todos esses conceitos também são denominados como Employee Value Proposition (EVP), que significa algo como Proposta de Valor do Empregado, ou seja, basicamente é a identificação das razões para que os melhores profissionais se interessem pela empresa. “Nessa etapa da estratégia de marketing é importante investir em marketing de conteúdo, enaltecendo o que acontece dentro da empresa e os motivos pelos quais ela é uma excelente empresa para se trabalhar”, ensina Flávia.

 

Confira 5 passos para fortalecer a marca empregadora

 

O conceito de marca empregadora engloba uma série de ações! Iniciativas isoladas e pontuais não formarão uma imagem positiva adequada da sua empresa enquanto marca empregadora: invista sempre em ações que conversam entre si.

Veja a seguir cinco passos para fortalecer a marca empregadora!

 

Passo 1: Conheça a cultura da sua empresa

A cultura da empresa é o conjunto dos valores e crenças que norteiam a forma de agir e pensar dos colaboradores. É preciso saber com precisão esse tópico antes de qualquer coisa. Estabeleça o foco da sua cultura, coloque no papel e leve tudo isso para o processo seletivo. Dessa forma, a sua empresa vai atrair pessoas que contam com valores semelhantes aos da sua companhia, o que aumenta as chances de satisfação e retenção dos colaboradores.

 

Passo 2: Planeje bem as iniciativas

Um projeto de employer branding leva tempo para ser aplicado e consolidado. Algumas vezes, inclusive, a empresa já realiza algumas ações nesse sentido, mas elas não estão organizadas. Por isso, é importante documentar todas as iniciativas e também definir um cronograma de aplicação.

As ações podem ser divididas em curto, médio e longo prazo. O projeto deve considerar ainda os objetivos das estratégias e os recursos que serão necessários.

 

Passo 3: Trate bem os candidatos no processo seletivo

O tratamento com os candidatos no processo de recrutamento e seleção é fundamental para a reputação de uma empresa enquanto marca empregadora. Priorize uma ótima comunicação, com um bom fluxo de feedbacks. Parece simples, mas poucas empresas têm esse cuidado. Ao tratar bem os candidatos, a empresa tem mais chances de conquistar talentos e formar uma imagem positiva no mercado.

 

Passo 4: Dê protagonismo aos seus colaboradores

Os colaboradores de uma empresa são embaixadores da companhia. Eles têm um papel fundamental na missão de impulsionar a imagem da marca empregadora. Sabendo disso, incentive os colaboradores a serem protagonistas das ações de divulgação. Vale contar a relação deles com a empresa e falar sobre como cresceram profissionalmente na companhia.

Esse processo, claro, não pode ser imposto, pois corre o risco de ter um resultado desfavorável. Busque a naturalidade.

 

Passo 5: Entenda as necessidades das equipes

Qual é a principal insatisfação dos colaboradores da sua empresa? O salário está abaixo do mercado?

A empresa investe pouco em estrutura e bem-estar? É preciso entender os pontos fortes e fracos da empresa para buscas soluções.

Não meça esforços para entender quais são as melhorias que devem ser realizadas para aumentar o bem-estar e a satisfação dos colaboradores. Dessa forma, eles poderão “vender” e “defender” a marca com mais vontade e motivação.

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