Express

Por que fazer pesquisa de satisfação com os funcionários?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Uma forma eficiente de medir como os colaboradores de uma empresa estão se sentindo é a pesquisa de satisfação. A maneira que o funcionário percebe a importância que a empresa dá para o seu bem-estar está ligada diretamente com a produtividade, lealdade e amor pela empresa na qual ele trabalha.

 

Entre as vantagens de uma pesquisa de satisfação bem aplicada está o menor número de absenteísmo e turnover (rotatividade), afinal de contas um colaborador feliz com o seu ambiente de trabalho tende a valorizar mais a empresa. Outro benefício nesse sentido é o aumento de produtividade.

 

A pesquisa de satisfação também é uma excelente métrica para avaliar os fornecedores da empresa em segmentos como alimentação, segurança e limpeza. Com esse canal de comunicação, a empresa tem mais chances de acertar no oferecimentos dos seus serviços, atendendo assim às demandas específicas dos seus funcionários.

 

Como a pesquisa deve ser elaborada?

 

Uma boa pesquisa conta com perguntas bem direcionadas e específicas. Um questionário de satisfação do colaborador não pode ser vago e com perguntas genéricas, pois dessa forma as respostas dificilmente serão assertivas.

 

É importante ainda que a pesquisa tenha uma linguagem clara e objetiva, para que todos os funcionários entendam as questões. Evite ainda qualquer pergunta tendenciosa, pois assim os colaboradores não se sentirão à vontade para serem honestos.

 

Outro ponto essencial da pesquisa de satisfação de colaboradores é o trabalho com os resultados: de nada adianta realizar um levantamento se a marca não tem a intenção de fazer mudanças. Sempre que possível, implemente algumas das melhorias sugeridas pelos funcionários.

 

Express realiza três pesquisas de satisfação

 

Sabendo da importância das pesquisas de satisfação, a Express, empresa especializada na implantação e administração de restaurantes empresariais, realiza três questionários com seus clientes. Dessa forma, a marca consegue medir com bastante eficiência a satisfação dos funcionários que frequentam os restaurantes.

 

As pesquisas da Express visam especialmente dois tópicos: sabor e atendimento ao cliente. Gilmar Gomes explica que a marca realiza três pesquisas de satisfação. São elas:

 

Pesquisa de Satisfação: Aplicada à 100% dos usuários semestralmente em todos os restaurantes, através de um formulário próprio, os dados são tabulados pela equipe do restaurante em conjunto com o setor de qualidade. Os resultados obtidos são utilizados como base para a elaboração de um plano de melhorias.

 

Pesquisa de Mesa: Aplicada diariamente com um grupo de usuários, a fim de medir a satisfação do cliente em relação ao sabor das preparações e a cordialidade do atendimento, agilizando assim, as correções e tomadas de decisão.

 

Avaliação do Sabor: Conforme periodicidade definida pelo cliente, é realizada reunião entre a equipe do restaurante e uma comissão definida pelo próprio cliente, com o objetivo de analisar itens como sabor, cardápio e serviços e buscar melhorias baseadas no feedback recebido.

Continue lendo

Síndrome de Burnout e o esgotamento profissional: De que forma o setor de RH pode agir?

Fortemente relacionado com o estresse do cotidiano de trabalho, Burnout requer atenção por parte dos Recursos Humanos Cumprimento de metas.…

Segurança do Trabalho em Restaurantes Industriais: como manter o ambiente mais protegido?

A Segurança do Trabalho em Restaurantes Industriais é um tema que está em constante atualização e sempre em pauta. Veja…

A inclusão de pessoas com deficiência na Express Restaurantes

Apesar dos progressos observados nos últimos anos quando o assunto é a inclusão de pessoas com deficiência (PCDs), ainda há…