Em um mercado cada vez mais competitivo, contar com excelentes profissionais se tornou uma tarefa fundamental para a sobrevivência das empresas. Para alcançar esse objetivo, existe uma série de métodos que podem ser aplicados. Uma estratégia eficiente é a meritocracia.
O modelo meritocrático é utilizado no mundo corporativo como sinônimo de valorização dos profissionais que agregam valor ao negócio e estão comprometidos com o crescimento da empresa. Na meritocracia, os colaboradores são avaliados pelos seus resultados e suas aptidões.
A Express Restaurantes Empresariais conta com esse método dentro das práticas e programas da organização que visam o desenvolvimento dos colaboradores.
"Com essa política, avaliamos a produtividade e os méritos individuais. Em uma promoção, consideramos esses fatores e não o tempo de casa ou as experiências anteriores, por exemplo. Valorizamos o aqui e o agora. A pergunta é sempre: quem está mais preparado nesse momento?", explica Gilmar Gomes, presidente da empresa.
Vantagens da meritocracia
Para que a meritocracia seja implantada na rotina da empresa, é essencial que exista uma transparência de processos entre as equipes. Os critérios de avaliação devem ser claros e bem estruturados.
Com uma comunicação aberta, todos os indivíduos tendem a se esforçar mais, pois se sentem motivados a alcançar as metas. Os gestores também conseguem acompanhar a evolução de cada pessoa que trabalha na organização com mais facilidade, mostrando o que esperam de seus colaboradores.
Entre as principais vantagens do sistema meritocrático estão o aumento da produtividade e do engajamento, além dos ganhos em criatividade e inovação. Quando bem utilizado, esse método é capaz de identificar os talentos da organização, permitindo que as vagas em aberto sejam preenchidas pelos profissionais que estão dentro da empresa.
Meritocracia deve ser cultural
Assim como todas as práticas de gestão eficientes, a meritocracia deve ser aplicada sem favoritismo ou critérios obscuros. "Na Express, todos ficam cientes das nossas práticas de promoção já no processo de recrutamento. A meritocracia é uma cultura da empresa", conta Gomes.
A Express é especializada na implantação e administração de restaurantes empresariais e corporativos. A empresa conta com sede administrativa em Caxias do Sul. A atuação da marca contempla cidades de quatro Estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.
Ao todo, a Express emprega mais de 800 colaboradores distribuídos em aproximadamente 110 restaurantes. A empresa acredita que a carreira profissional de cada funcionário também é responsabilidade da organização e por esse motivo aposta em ações que possibilitam a identificação e o desenvolvimento de talentos. A empresa foi fundada em 1995 e sempre teve como norte a inovação e o respeito pelas pessoas.