Um outubro além da cor rosa

31/10/2019

Com o passar dos anos o mês de outubro vem ganhando cada vez mais a tonalidade rosa em sua composição. Tudo isso se deve as campanhas do "Outubro Rosa", movimento internacional de conscientização sobre o câncer de mama, o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo.

 

A campanha é realizada anualmente, onde o objetivo principal é compartilhar e proporcionar acesso às informações sobre prevenção, causas, fatores de risco e sinais, bem como estimular o diagnóstico precoce do câncer, aumentando assim as chances de cura.

 

As empresas e organizações normalmente atualizam suas páginas para tons na cor rosa, utilizam em suas fotos de perfil e uniformes o laço, e além disso algumas ainda realizam ações internas voltadas a prevenção durante esse período. Apesar dos esforços, esse tipo de ação, na maioria das vezes, não gera um grande engajamento entre os colaboradores.

 

Ao desenvolver as ações da Express ligadas a essa temática, não gostaríamos de apenas “pintar tudo” de rosa como forma de demostrar nosso compromisso com a causa, mas sim utilizar com criatividade as mais diversas ferramentas juntamente com ações nos restaurantes e a expertise dos nossos profissionais para conscientizar a população já que uma das causas para o câncer de mama são os hábitos alimentares. Então nos questionamos: qual o melhor momento para fazer isso?

 

No setor de marketing da Express Restaurantes Empresariais, percebemos que o grande desafio do outubro rosa 2019 para nós, era transmitir todas as informações de uma forma educativa, descontraída e engajadora. Apenas informar as causas e efeitos através de um layout bonito não seria uma ação relevante de fato para nossos clientes e nem para o público em geral. Pensando nisso, embarcamos na onda da gamificação, apostando que com a interatividade é mais fácil de dialogar com os diversos públicos presentes nas mídias sociais.

 

Os restaurantes da Express, em sua maioria, contam com displays de mesa, um dos mais valiosos pontos de contato que temos com o nosso cliente final. Através de campanhas mensais, conversamos sobre alguns temas importantes com quem realiza suas refeições conosco.

 

Dessa forma, para a campanha do mês,criamos um display interativo. Em uma das faces disponibilizamos um caça-palavras onde estão nove alimentos que auxiliam na prevenção do câncer da mama. Inserimos também um QR Code, onde ao abrir com a câmera do celular, o cliente é direcionado para um vídeo no YouTube. Neste vídeo, uma das nutricionistas da Express, fala sobre alguns dados do instituto nacional do câncer (INCA),  informações relevantes sobre o assunto e dá dicas sobre a alimentação adequada na prevenção do câncer. Este QR Code também esteve disponível em cartazes nos murais dos restaurantes.

 

O processo de gamificação pode facilitar a memorização das informações, além de tornar o momento da refeição mais interessante e divertido. E além de replicar o jogo de caça-palavras nas redes sociais, utilizamos a ferramenta de "stories" das redes sociais Facebook e Instagram para falar sobre os dados, mitos e verdades, fatores de risco da doença, além de ilustrar como realizar o autoexame.

 

Através do trabalho em equipe de todos os profissionais da Express, as ações realizadas na campanha de outubro rosa impactaram mais de 30 mil pessoas.

 

Texto: Guilherme Kannenberg - Analista de marketing